builderall

Aprenda como montar um currículo atrativo mesmo sem experiência, destacando sua formação, habilidades e atividades complementares.



Muita gente trava na hora de montar o primeiro currículo. A pergunta mais comum é: "O que colocar se eu nunca trabalhei?" A verdade é que todo mundo começa de algum lugar, mesmo sem experiência formal, você tem muito a mostrar! Neste artigo, vamos te guiar na construção de um currículo de impacto, mesmo que você ainda esteja no início da sua jornada profissional.




O que é CV?


CV é a abreviação de Curriculum Vitae, um documento que reúne suas principais informações profissionais, acadêmicas e pessoais. É o seu cartão de visitas para o mercado de trabalho. Nele, você mostra quem você é, o que sabe fazer, o que estudou e quais são seus objetivos profissionais..





O que devo colocar no meu currículo?


Mesmo sem experiência formal, um bom currículo pode (e deve) conter:



Devemos incluir conferências e palestras em um currículo?


Sim! Conferências, palestras e workshops mostram que você está buscando aprendizado constante e que se interessa pela sua área de atuação. Inclua essas atividades em uma seção chamada "Atividades complementares" ou "Eventos e Certificações", com o nome do evento, o tema e o ano em que participou.





O que tem mais peso no currículo: experiência ou graduação?


Depende do perfil da vaga. Em estágios e programas para iniciantes, a formação e as habilidades comportamentais (soft skills) têm muito peso. Os recrutadores entendem que você está começando, então observam seu interesse, dedicação aos estudos, envolvimento em atividades extracurriculares e postura profissional. Experiência ajuda, mas não é tudo, especialmente em vagas de estágio.


Dicas para entregar o currículo pessoalmente


Se você for entregar seu currículo em mãos, aqui vão algumas dicas:


  1. Vista-se de forma adequada: nada muito formal, mas com uma apresentação limpa e alinhada.
  2. Seja simpático e educado: um ?bom dia? com sorriso no rosto já faz diferença.
  3. Se apresente com segurança: diga seu nome e que está deixando um currículo para uma possível oportunidade na área X.
  4. Leve mais de uma cópia impressa: nunca se sabe se vão pedir mais de uma!
  5. Tenha o currículo limpo e sem dobras: use uma pasta simples, de preferência transparente.


Quando eu devo procurar outro emprego?


Se você já está estagiando ou em um emprego temporário, pode começar a buscar outra oportunidade quando:



Extras que fazem a diferença






Conclusão


Construir o primeiro currículo é um passo importante na sua trajetória.

Lembre-se: você não precisa ter anos de experiência para começar. O que importa é mostrar interesse, dedicação e vontade de aprender. Com organização e honestidade, seu primeiro CV pode abrir muitas portas!


Se ainda está com dúvidas, fique ligado no blog da Up Estágio, sempre temos dicas fresquinhas para quem está começando a carreira!